Monday, April 06, 2009

Descrição em português do vírus wwww.sl (summary of the previous post in portuguese)

Percebi que muitos Brasileiros estão entrando no blog, provavelmente para informações relativas à mensagem pop-up perguntando se a internauta quer executar um applet.

Para facilitar a vida de todo mundo, vou compartilhar o que sei aqui em português, mesmo que o idioma padrão do meu blog é inglês.

Vamos lá, a mensagem pop-up de qual estou falando é essa: (printscreen do Sistema Operacional Microsoft Windows)



O fato de seu computador apresentar a tela em si não necessariamente implica infecção com vírus. A janela aparece, porque um servidor DNS do provedor de internet NET foi comprometido de tal forma que os sites que usam o sistema de propaganda da Google, chamado AdSense, estavam tentando rodar um aplicativo (applet) malicioso.

Caso você clicou no "Cancel", e não no "Run" você provavelmente está salvo deste vírus.

O comprometimento acima descrito aconteceu na sexta-feira, dia 3 de Abril à noite. O problema ou já foi resolvido, ou se resolveu sozinho.

A causa mais provável para você ainda estar vendo a mensagem, é que seu navegador deve ter guardado a versão maliciosa da página no cache dele. Para se livrar do peste, limpe/remove os arquivos temporários. (Como fazer).

Caso você em algum momento clicou em "Run" (executar), e executou o aplicativo é possível que seu computador foi infectado. Procure desinfetar sua maquina com um bom antivírus, solicitando a ajuda do seu suporte técnico caso necessário.

Para os mais entendidos de assuntos técnicos, vou descrever com mais detalhes o funcionamento do aplicativo malicioso:

O DNS da NET Vírtua estava dando o IP errado 68.23.204.165 como o endereço do pagead2.googlesyndication.com, que é o endereço de qual o javascript relativo ao AdSense é buscado.

O javascript que veio do IP 68.23.204.165 era ofuscado e criava dinamicamente o tag applet para executar um applet assinado, chamado debug.jar de um servidor wwww.sl.

A mensagem pop-up acima é o mecanismo de segurança do browser, que pede sua permissão para a execução de um aplicativo com permissões elevadas. Caso ceder essas permissões, o aplicativo nesse caso fará um download de desse arquivo:

hxxp://wwww.sl/voxcards.com.br/imagem.exe (o http do link alterado para hxxp para evitar alguém de executar isso sem querer. Não baixe, e não rode esse arquivo.)

Depois de ter feito download, o imagem.exe será executado na sua maquina. Não tive tempo para fazer um analise detalhado o que o executável faz, mas eu analisei o arquivo utilizando o serviço virustotal.com, e vários antivírus detectam esse arquivo como malicioso:

a-squared         4.0.0.101   2009.04.04 Trojan-Downloader.Win32.Banload!IK
AntiVir 7.9.0.129 2009.04.03 TR/Spy.Banker.Gen
eSafe 7.0.17.0 2009.04.02 Suspicious File
F-Secure 8.0.14470.0 2009.04.03 Suspicious:W32/Malware!Gemini
Ikarus T3.1.1.49.0 2009.04.04 Trojan-Downloader.Win32.Banload
McAfee-GW-Edition 6.7.6 2009.04.03 Trojan.Spy.Banker.Gen
Sophos 4.40.0 2009.04.04 Sus/BancDl-A

2 comments:

Anonymous said...

Parece que o problema não foi resolvido, não. Veja, Atenção! Não acessem o site do banco Bradesco se estiver utilizando Net Virtua.

Duro é ler o relato do Walrus tentando explicar sobre o problema para o pessoal da Net.

Estou bastante curioso para saber o que o pessoal da Net vai fazer sobre esse caso e o que divulgará depois que o problema for resolvido...

Sami Koivu said...

Pois é. Eu gastei 10 minutos tentando achar uma forma legal de entrar em contato com eles, pensei em ligar ao suporte, mas imaginei uma conversa igual ele teve e desisti.